Cave Johnson

From the Portal Wiki
Jump to navigation Jump to search


Cave Johnson, 1980.
Eu sou Cave Johnson. Sou o dono do lugar.
Cave Johnson


Cave Johnson é o fundador da Aperture Science, que foi construída da Aperture Fixtures e posteriormente Aperture Science Innovators. Ele foi brevemente mencionado em Portal, mas se torna uma personagem mais proeminente em Portal 2, através de gravações de áudio que deixa para trás. Seu estado e localização atuais são desconhecidos, mas crê-se que esteja morto.

Cave Johnson é dublado pelo ator estadunidense J. K. Simmons.

Histórico

Cortinas de chuveiro

Em 1943, Cave Johnson criou Aperture Fixtures, uma fabricante de cortinas para chuveiro. Sendo ela a precursora de Aperture Science, ele selecionou o nome pois 'faz as cortinas parecerem mais higiênicas'. Ele se tornou um bilionário após receber contratos para produzir cortinas para chuveiro para todos os ramos do Exército dos EUA, exceto para Marinha, vencendo também o prêmio da 'Exposição dos Vendedores de Cortina do ano', em 1943.

Aperture Science Innovators

Durante sua carreira na ciência, ele convocou a elite rica ou poderosa para se unir à sua causa para o futuro da ciência, assim como também chamou aqueles com a mente capacitada, como Caroline, e aqueles que não têm um bom senso para os perigos da ciência. A maioria de suas idéias era radical e, normalmente, letal. Alguns experimentos envolveram a substituição do sangue do objeto de teste por gasolina, enquanto outros expuseram outro objeto de teste a motores de jato para reduzir a quantidade de água no corpo humano, afirmando que tal quantia parecia "excessiva". A maioria de suas idéias malucas acabaram sendo falhas notórias, remanescendo apenas algumas que pareceram ser remotamente úteis, como os géis, que aparecem durante os estágios mais avançados do jogo (Portal 2), nomeados Gel de Propulsão e Gel de Repulsão.

Aperture

Na época de sua criação, Aperture Science Innovations chegou a criar o Dispositivo de Tunelamento Quântico da Aperture Science, um protótipo para o moderno Dispositivo de Portais Manual que a Chell carrega. Parece que a Aperture já havia começado a aperfeiçoar a tecnologia de portais, mas não estava pronta para soltá-la ao mundo, pensando que muito mais poderia ser feito do que apenas portais. Durante os anos 70, a Aperture Science ficou conhecida como apenas "Aperture", com a ascensão e competição de Black Mesa, já colocando o temperamento de Cave em seus limites. Foi também nessa época que Caroline se tornou mais influente na vida de Cave como secretária. É também por volta dessa época que Cave fica mais desesperado em sua luta para manter sua carreira e companhia por meio de incentivos, mesmo que ofertasse merrecas, somente para atrair cobaias para seus experimentos.

Aperture Science

Veja também: Aperture Science

Em algum período datado por volta de 1980, Cave renomeia a companhia como Aperture Science, um nome que seria bem conhecido num futuro distante. No entanto, o número de objetos de teste dispostos diminuiu ao longo dos anos, e decai até o ponto em que funcionários e estranhos aleatórios são retirados das ruas para fazer parte do teste. A tecnologia avançou muito, onde os robôs estão começando a substituir funcionários humanos. Tais empregados tornaram-se vítimas infelizes da ciência nas visões de Cave pelo seu futuro (ciência).

Nos seus últimos dias, ele afirma que tentou comprar uma certa quantia de 'rochas lunares'. No entanto, suas últimas gravações indicam que essas 'rochas lunares' adquiridas lhe causaram uma grave doença. Ele explica que, em uma de suas idéias insanas, estava unindo rochas lunares, em nome da ciência, para formar um novo tipo de substância chamada de 'Gel de Conversão'. Provavelmente assim foi nomeada devido à sua boa capacidade de servir como condutora de Portais, ao converter materiais cobertos por ela em superfícies apropriadas para se colocá-los. No entanto, por sua doença, terminal, ainda estar piorando e sem cura disponível, ele decide reutilizar o 'Gel de Conversão' para criar novos portais que, esperançosamente, extrairiam o veneno dele.

Com poucas esperanças de cura, ele instrui seus engenheiros a iniciarem pesquisas sobre inteligência artificial (AI) e mapeamento cerebral na esperança de que seu cérebro possa ser transferido a um computador, afirmando que "deveríamos ter feito isso há 30 anos". Ele também afirma que, se morrer antes que a tecnologia fosse feita, ele deixaria instruções de que sua secretária [Caroline] se encarregasse da Aperture Science. Ele diz que ele sabe que ela vai se recusar no início, ou que se sentirá incapacitada, mas seu pensamento é seguido de "Force-a a fazê-lo se for preciso". Não se sabe o que acontece com ele, mas presume-se que tenha sido vítima da doença, causada pelas 'rochas lunares'.

Aparições

Portal

Veja também: Portal

No jogo, o mesmo período de quando Chell faz sua primeira fuga, aparecem vários "ninhos" de Rattmann espalhados pela instalação. Em um deles, se encontram várias fotos de um homem de terno com uma pequena foto de um Cubo Companheiro em seu rosto, junto com as palavras "Nosso Fundador" encontradas em uma das fotos. Abaixo dos rabiscos de Rattmann está o que parece ser um nome de usuário e uma senha, sendo "cjohnson" e "tier3", respectivamente, e aludindo ao próprio Cave Johnson. Mais tarde, teria-se descoberto de que isto poderia ser usado no próprio site da Aperture Science.

Primeiro JRA[1] de Portal 2

Detalhes adicionais sobre Portal 2 foram fornecidos pelo primeiro JRA de Portal 2 em março de 2010. Nessas notas, a vida de Cave Johnson, bem como a história do Aperture, são bem diferentes do que em Portal , prevendo o histórico que se envolve numa continuidade retroativa (retcon) de Aperture apresentado em Portal 2 : mais notavelmente, algumas das descobertas de texto do JRA são escritas na forma dos memorandos post-mortem (após a morte) de Cave Johnson, sugerindo que a consciência de Johnson foi carregada em uma IA, semelhantemente com a de Caroline no jogo final.[2]

Iniciativa de Testes Perpétuos

Veja também:  Iniciativa de testes perpétuos

Durante os eventos da Iniciativa de Testes Perpétuos , Cave Johnson (e suas inúmeras cópias) estabelece seu cargo como o chefe da Aperture Science e guia o personagem do jogador, Bendy, através do multiverso. Estes eventos ocorrem em um universo paralelo no qual Cave não morreu por envenenamento de pedras lunares.

Galeria

Curiosidades

  • Baseado em retratos e nas datas destes, é assumido de que Johnson nasceu entre o fim da década 1910 e no início da década de 1920.
  • Durante o estágio inicial de desenvolvimento, Cave foi planejado a ser o ajudante do jogador, assumindo a forma de uma IA. Como a progressão da história, ele perderia seu contato com a humanidade e, eventualmente, tentaria se tornar um robô em sua forma total, levando assim a uma revolução robótica. Cave confrontaria o jogador por seus "crimes cometidos contra seus irmãos de armas" e se tornaria o principal antagonista do jogo. O enredo do protagonista ter um inicial ajudante e posterior antagonista interpretados pelo mesmo personagem, sendo o papel original de Cave, foi substituído pelo de Wheatley
    • Em um dos universos alternativos introduzidos na DLC da Iniciativa de Testes Perpétuos, Bendy encontra uma versão de Cave Johnson que foi imortalizada dentro de um computador, apelidada de CaveDOS.
    • Ele também foi planejado para ser algum tipo de Cubo de Armazenamento, fato que pode ser visto dentro de algumas legendas inutilizadas, onde GLaDOS e ele se encontram e discutem sobre Caroline antes dele ser desconectado.
  • O retrato de 1950 de Cave Johnson tem uma forte semelhança com uma foto de Walt Disney. [3]
  • O Líder de Animações da Valve, Bill Fletcher, foi a inspiração para a aparência de Cave Johnson. [citação necessária]
  • Cave Johnson começou o projeto da GLaDOS como uma maneira de "trapacear" a morte antes de falecer por envenenamento de pedras lunares. Se antes da concretização do projeto ele viesse a morrer, disse que queria que a consciência de Caroline fosse posta na GLaDOS.

Veja também

Referências

  1. Jogo de Realidade Alternativa, ou ARG (Alternate Reality Game), em inglês.
  2. BBS resource list @ Combine OverWiki. Recuperado em 2011-26-05.
  3. Referência da imagem de Disney