Câmara da IA Central

From the Portal Wiki
Revision as of 17:49, 19 February 2026 by BrazilianNut (talk | contribs) (Created PT-BR translation.)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
Veja também: Passo a passo para a Câmara da GLaDOS em Portal, Passo a passo para a reativação da GLaDOS em Portal 2, Passo a passo para a Transferência de Núcleos em Portal 2, Passo a passo para o final de Portal 2

A Câmara da IA Central (Central AI Chamber) é uma sala grande que abriga a máquina do núcleo central, onde a GLaDOS se encontra. Esta câmara é o palco de vários eventos principais em Portal e na campanha de um jogador de Portal 2.

Através da série, a GLaDOS controla vários aspectos do Centro de Aprimoramento assistido por computador da Aperture Science com sua posição como núcleo central da instalação. A câmara é destruída após os eventos de Portal, mas é redesenhada por completo pela própria GLaDOS posteriormente em Portal 2.

Geral

Portal

A sala era uma câmara grande e octogonal localizada no centro do Centro de Aprimoramento, presumidamente perto da superfície. No clímax de Portal, após Chell ter fugido do percurso de testes, ela atravessou a instalação inteira na esperança de escapar, porém ela alcança a Câmara da IA Central por meio de um corredor, onde ela confronta a GLaDOS após entrar na sala.

É possível que GLaDOS não tivesse a intenção de levar a Chell até a câmara, mas aproveitou a oportunidade para fazer com que Chell destruísse seu Núcleo de Moralidade - o que, por sua vez, remove a restrição de sua vontade de matar a todos diretamente. A GLaDOS então começa a bombear neurotoxina por meio dos dutos cercando sua câmara e ativa uma Torreta de Foguetes em uma escotilha ao seu lado. A GLaDOS também é cercada por uma plataforma elevada circular que leva até ela, a qual foi usada pelos cientistas como visto na história em quadrinhos Portal 2: Lab Rat. Nos fundos da câmara encontra-se um Incinerador Emergencial de Inteligência - o qual, como seu nome sugere, é usado para incinerar qualquer forma de inteligência artificial, tal como os núcleos de personalidade anexados à GLaDOS. No lado esquerdo da câmara há uma plataforma elevada com uma guarita abrigando um botão que abre a escotilha do incinerador. Nas paredes da câmara há monitores horizontais grandes que exibem imagens aleatórias que dependem dos pensamentos da GLaDOS naquele momento. Esses monitores são eventualmente usados para exibir a contagem regressiva até a neurotoxina alcançar o nível de concentração letal.

A Chell eventualmente destrói todos os núcleos fixados à GLaDOS - o que, de alguma forma, resulta na morte da GLaDOS e na destruição do Centro de Aprimoramento. Apesar da maioria dos componentes da GLaDOS terem sido espalhados pelo estacionamento da empresa, eles aparecem espalhados de volta em sua câmara no início da campanha de um jogador de Portal 2. É possível que isto seja o resultado do Robô de Escolta da Festa arrastando suas partes de volta para a câmara.

Portal 2

Chell em frente às ruínas da GLaDOS na câmara.

Como Portal 2 se passa milhares de anos após os eventos de Portal, o Centro de Aprimoramento se degradou e foi tomado por vegetação e a maioria dos núcleos de personalidade despertados após a destruição da GLaDOS se corromperam ou foram destruídos. Por sua vez, nenhum dos núcleos de personalidade tentou reativar a GLaDOS ou tomar seu lugar como núcleo central devido à câmara estar fora de seus alcances, resultando na Câmara da IA Central permanecendo intocada por séculos.

Quando Chell e Wheatley cruzam a Câmara da IA Central durante o começo da campanha de um jogador, eles são forçados a entrar na sala principal dos interruptores debaixo da câmara na tentativa de acessar um elevador para a superfície. Quando eles entram na sala dos interruptores, Wheatley acidentalmente ativa todos os botões errados, ergue a dupla de volta à Câmara da IA Central e reativa a GLaDOS no processo. Quando ela acorda, ela nota a presença de ambos imediatamente, se livrando do Wheatley antes de jogar a Chell de volta ao seus percursos de testes.

No capítulo A Fuga, a GLaDOS redesenhou a câmara por completo conforme adquiriu mais controle sobre a instalação sem as restrições dos núcleos originalmente colocados nela. A sala agora é um domo feito inteiramente dos painéis usados nas câmaras de testes e se encontra consideravelmente mais abaixo no subsolo. A Chell retorna à câmara para confrontar a GLaDOS, mas cai em uma armadilha por meio de um Compartimento de Relaxamento. Quando a GLaDOS descobre que Chell e Wheatley sabotaram suas Torretas, ela opta por envenenar a Chell com neurotoxina. Quando o tubo da neurotoxina é movido para dentro da câmara, Wheatley chega pelo tubo e acaba quebrando todos os vidros selando o Compartimento de Relaxamento. O Locutor detecta a presença de outro núcleo na sala e instrui a Chell a iniciar uma transferência de núcleos para substituir o núcleo central pelo Wheatley. Para fazer isto, a instalação ativa um Anexo de Resolução de Impasses na câmara, além do controle da GLaDOS. Para impedir Chell, a GLaDOS é capaz apenas de mover alguns painéis no piso dentro do anexo. O processo é bem-sucedido quando a Chell pressiona o botão de resolução de impasses para desabilitar o controle da GLaDOS sobre o núcleo central. Em seguida, a GLaDOS é removida à força do núcleo central pela escotilha de manutenção embaixo dela e o Wheatley é colocado em seu lugar.

GLaDOS movendo um tubo de neurotoxina, com o Wheatley rolando dentro.

Quando o Wheatley finalmente assume o controle da instalação, ele chama um elevador para a superfície e o coloca na câmara para a Chell por meio de uma das muitas escotilhas na câmara. Conforme o poder sobe à cabeça do Wheatley, ele usa a escotilha de manutenção para se vingar da GLaDOS e colocá-la em uma bateria de batata. Chell e GLaDOS foram então acidentalmente jogadas para as profundezas do Centro de Aprimoramento após Wheatley golpear o elevador usando um braço mecânico de manutenção.

A câmara é visitada pela última vez na campanha de um jogador, quando Chell e GLaDOS começam a trabalhar juntas para colocar a GLaDOS de volta no comando quando se tornou evidente que o Wheatley era incapaz de gerenciar a instalação e planejava matá-las. A câmara parece ter sido redesenhada para melhor atender seu gosto, tendo sido movida para muito mais perto da superfície, já que a Lua pode ser vista no céu após os painéis do teto começarem a cair. Wheatley também adicionou vários tubos de gel ao redor da câmara por motivos desconhecidos. Assim como a GLaDOS, Wheatley era limitado por protocolos e incapaz de prevenir a ativação de um Anexo de Resolução de Impasses na câmara (porém isto não o impediu de enchê-lo de explosivos para tentar matar a Chell e impedi-la de apertar o botão). Quando a Chell venceu o conflito contra o Wheatley, a GLaDOS o mandou para as profundezas do espaço sideral.

Quando Chell desperta após desmaiar no final do conflito contra Wheatley, a câmara voltou à versão da GLaDOS. Adicionalmente, Atlas e P-body foram capazes de testemunhar seu despertar em pessoa antes dela ser elevada para a superfície para deixar o Centro de Aprimoramento de vez.

A Câmara da IA Central é vista mais uma vez durante a cena final do percurso de testes cooperativo Terapia de Arte. Na cena, a GLaDOS ativa o Compartimento de Aquecimento de Ovíparos - um compartimento pequeno que abriga filhotes de pássaro. A cena indica que a iluminação na câmara depende do estado emocional do núcleo central - neste caso, a GLaDOS.

Galeria

Portal 2

Lista de aparições

Veja também